Robert Pope: um olhar sobre a experiência do paciente com câncer por meio da arte

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

“A arte é poderoso remédio preventivo. Olhar para um quadro é como andar através de uma infinita série de portas, onde cada porta nos leva mais e mais fundo em uma rica experiência. Essa viagem estimula nossas mentes, nossas emoções, nossas almas; nos torna mais vivos. Enfim, a experiência estética nos cura e nos torna completos”.

Robert Pope, 1991.

 

Robert Pope (1956-1992) foi um artista da Nova Escócia, falecido após 10 anos de tratamento de linfoma de Hodgkin (câncer do sistema linfático), aos 36 anos de idade.

Robert iniciou sua prática com a pintura realista socialista. Posteriormente ao seu adoecimento, suas obras passaram a explorar sua experiência diante do câncer, sendo exibidas nacional e internacionalmente em mais de 65 locais.

No site http://robertpopefoundation.com (em inglês) você pode conferir algumas obras do autor e o trabalho da Fundação Robert Pope que visa, entre outras coisas, melhorar a compreensão da experiência do adoecimento oncológico da perspectiva do paciente, com ênfase em saúde e arte.

A arte, seja em qualquer forma, é uma importante forma de expressão, que também pode auxiliar no enfrentamento do câncer.

Inscreva-se para Novidades

semanalmente preparamos materiais que pode ajudar você.

Nosso Conteúdo