Avaliação neuropsicológica

Saiba o que é e como funciona a avaliação neuropsicológica. Além disso, descubra quando e para quem a consulta é indicada.

artificial intelligence ai destroying blue face concept

Sobre Avaliação neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é realizada por meio do estudo de funções mentais, como concentração, memória, raciocínio, organização das ideias, linguagem e cálculos, sendo usada para qualificação e quantificação dos sintomas relacionados. Na prática, são feitos diferentes testes, escalas e questionários, todos aprovados por comunidades científicas internacionais e sempre aplicados por um profissional especializado em neuropsicologia. A neuropsicologia é uma área específica da psicologia que utiliza instrumentos psicométricos e raciocínio clínico baseado na neurociência para auxiliar no diagnóstico de alterações cognitivas ou do funcionamento cerebral. Após a realização da avaliação, esses especialistas produzem um perfil neuropsicológico de seus pacientes, para que assim seja estabelecido o melhor plano terapêutico e um tratamento assertivo para cada caso.

Quando a avaliação neuropsicológica é indicada

Uma avaliação neuropsicológica é geralmente recomendada para discriminar quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas em um indivíduo, para investigar a relação entre alterações comportamentais e do humor e o funcionamento cerebral, assim como para auxiliar neurocirurgiões a entender o desfecho de intervenções cirúrgicas.

Em geral, qualquer pessoa pode procurar por uma avaliação neuropsicológica. Muitas vezes, a busca vem de pais que notaram mudanças comportamentais em seus filhos, ou de profissionais que percebem a necessidade em seus pacientes. No entanto, em certas situações, o próprio indivíduo pode optar pela consulta ao perceber questões cognitivas a serem resolvidas.

Para agendar uma avaliação neuropsicológica, basta entrar em contato por WhatsApp.