É difícil definir um tempo para o luto, pois é um processo muito singular para cada sujeito. Cada um encontrará o seu ritmo e sua maneira para lidar com a perda e isto está relacionado com o que essa perda representa para o enlutado, sua idade e sexo, as circunstâncias sociais e psicológicas que o afetam, sua personalidade, a causa e contexto em que a perda ocorreu, entre outros fatores.
É importante destacar que em datas significativas (como aniversário e natal) é comum que o enlutado apresente reações, mesmo que bastante tempo tenha se passado desde que perda ocorreu.
Notamos que luto se trata de um momento delicado para quem o vivencia, podendo influenciar e causar mudanças nos âmbitos físico, intelectual, emocional, social e espiritual da vida do enlutado.
Conhecer melhor o processo de luto auxilia o enlutado e seus familiares a identificarem reações consideradas naturais diante da perda vivida. Contudo, é possível que o luto tenha complicações, que estão relacionadas mais ao modo como as reações ao luto acontecem do que ao tempo que ele dura.