A tomografia computadorizada é um exame de imagem realizado através de raios X. Esses raios têm como principal intuito a captação de imagens em alta definição de estruturas do corpo, como órgãos, tecidos, ossos e outras regiões específicas do corpo.
O exame de tomografia computadorizada é totalmente indolor e sem contraindicações. O paciente deve permanecer deitado em uma maca durante a realização do procedimento. A maca desliza para dentro de um arco, conhecido popularmente como “tubo”, de aproximadamente 70 centímetros de diâmetro, onde o paciente deve manter-se o mais imóvel possível por cerca de 15 a 30 minutos.
Em alguns casos há a necessidade de utilização de um contraste injetável, a fim de diferenciar ao máximo as estruturas estudadas e identificar entre elas potenciais tecidos doentes, aumentando a capacidade diagnóstica do exame. O contraste injetado pode provocar transitoriamente um gosto metálico na boca e uma sensação de calor. Informações sobre contra-indicações acerca do contraste serão fornecidas pelo laboratório.