A supervisão em psico-oncologia é um espaço para discussão e orientação sobre manejo de casos, voltado para psicólogos ou estudantes de psicologia. Pode ser individual ou em grupos pequenos.
Esta especialidade é uma interface entre a psicologia e a oncologia e tem como foco o acompanhamento de pacientes diagnosticados com câncer.
Os profissionais que se dispõem a trabalhar nessa área devem estar preparados para auxiliar os pacientes a compreenderem e a suportarem a nova realidade imposta.
É comum que estejam presentes medo da morte, das alterações corporais e sociais decorrentes do tratamento e da evolução da doença. Os familiares são atingidos por sentimentos similares e acabam precisando de ajuda para lidar com a situação.
O desequilíbrio emocional pode piorar a evolução da doença, principalmente por prejudicar a adesão aos tratamentos.
Por esses e outros motivos, a integração desses especialistas é tão importante. A supervisão em psico-oncologia pode ser um instrumento importante para a compreensão em maior profundidade dos desafios e conflitos comumente vivenciados por esses pacientes e como melhor auxiliá-los.
A supervisão em psico-oncologia é recomendada tanto para psicólogos como para estudantes de psicologia que queiram se preparar para tratar pacientes com câncer.
Na prática, são realizadas discussões e orientações sobre as melhores formas de contribuição. A ideia é que os profissionais entendam a fundo o sofrimento experimentado por esses indivíduos e estejam preparados para promover alívio, conforto e, em geral, contribuir para o tratamento da doença.
Se você tem interesse em saber mais sobre a supervisão em psico-oncologia, entre em contato com nossa equipe. Estamos à disposição.
O Enfrente- Instituto de Psico-oncologia realiza atendimentos, cursos e eventos presenciais na cidade de São Paulo e de forma online em todo o Brasil.
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira das 8:00 às 20:00