Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A ressonância magnética é um exame moderno que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo por meio da utilização de um campo magnético criado por um grande imã. Por conta disso, ao contrário da radiografia, a ressonância emite radiação não ionizante.

Geralmente não é necessário preparo para a realização desse exame, porém alguns cuidados anteriores são importantes:

● Não é permitida a entrada na sala específica do exame com jóias e objetos metálicos de qualquer tipo, exceto aparelhos ortodonticos fixos (os móveis devem ser retirados, assim como piercings e outros acessórios);

● Pacientes com marcapasso, próteses, implantes, qualquer fragmento de metal no corpo e outros dispositivos devem avisar o médico para que ele decida sobre a realização do exame;

● Pacientes grávidas só podem realizar a ressonância após a 12ª semana de gestação;

● Em alguns caso o exame pode ser realizado com contraste (substância que promove uma diferenciação entre tecidos ou estruturas com composição diferente, podendo ser utilizado de forma oral ou aplicado pela veia) e o médico deverá informar a preparação necessária.

O equipamento é formado por um tubo (que possui as duas extremidades abertas) no qual é introduzida uma maca onde o paciente estará deitado. Este será orientado a ficar imóvel durante a realização do exame, pois os movimentos prejudicam que as imagens saiam de forma nítida. O paciente não poderá se mover, porém poderá se comunicar com o técnico responsável, relatando o que está sentindo se julgar necessário.

O aparelho produz um ruído incômodo e alto, o paciente deverá usar um protetor ou fones de ouvido, geralmente fornecidos pelo local de realização do exame.

A duração da ressonância magnética pode ser de 15 minutos até mais de uma hora a depender do objetivo da investigação, dessa forma, é importante que o paciente use o banheiro antes do exame.

Pacientes que tenham claustrofobia (medo importante de lugares fechados, sensação de sufocamento) ou dificuldade em se manterem imóveis devem comunicar tanto seu médico na solicitação do exame quanto o médico responsável no dia de sua realização. É possível realizar o exame sob medicação sedativa, dessa forma o paciente dormirá durante o processo.

É indicado comparecer ao exame acompanhado, especialmente nos casos em que será necessário o uso de sedativo devido a sonolência após o procedimento.
Geralmente o exame não causa dor ou efeitos colaterais.

Inscreva-se para Novidades

semanalmente preparamos materiais que podem ajudar você.

Nosso Conteúdo