A quimioterapia é um método que utiliza compostos químicos (como um medicamento), chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
A aplicação da quimioterapia trata-se da introdução na circulação sanguínea de quimioterápicos específicos, que podem variar de acordo com o tratamento para cada tipo de câncer. Esses medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, com o objetivo de destruir as células doentes que estão formando o tumor.
Essa aplicação pode ser realizada durante a internação hospitalar ou em ambulatório, em área especialmente preparada para esse fim.
Formas de administração
● Via oral (pela boca): o medicamento é ministrado em forma de comprimidos, cápsulas e líquidos;
● Intravenosa (pela veia): a medicação é aplicada na veia por meio de cateter (um tubo bem fino colocado na veia), na forma de injeções ou diluído em soro;
● Intramuscular (pelo músculo): a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo;
● Subcutânea (abaixo da pele): a medicação é aplicada por meio de injeção no tecido gorduroso acima do músculo;
● Intratecal (pela espinha dorsal): a aplicação é feita no líquor, o líquido da espinha, sendo administrada pelo médico, em uma sala própria ou no centro cirúrgico; Essa forma de aplicação pode causar certo desconforto momentâneo.
● Tópico (sobre a pele): o medicamento, líquido ou pomada, é aplicado diretamente sobre a pele.
Reações e efeitos colaterais
Como a quimioterapia é um tratamento destinado a eliminar células de rápido crescimento, ela também acaba afetando células saudáveis. Entre essas células, estão aquelas responsáveis pelas ações no trato digestivo, no sangue e as células que fazem o cabelo crescer. Dessa forma, como reação, a quimioterapia pode gerar queda de cabelo, ferida nas bocas, náusea, dores e vômito.
Reações alérgicas durante a aplicação quimioterápica são raras e os possíveis efeitos colaterais não acontecem de forma instantânea, podendo demorar dias ou até semanas para que ocorram. Esses sintomas variam de indivíduo para indivíduo no que diz respeito à frequência e intensidade, e algumas pessoas podem não sentir efeito colateral algum. É importante frisar também que não são todos os quimioterápicos que causam a queda do cabelo.
Classificação
De acordo com a finalidade em que a quimioterapia é administrada, ela pode ser classificada como:
● Curativa: visa destruição total do tumor;
● Adjuvante: tratamento complementar após o tratamento primário, como por exemplo o cirúrgico, diminuindo a possibilidade de metástases;
● Prévia ou neoadjuvante: redução do tumor para posterior cirurgia ou radioterapia;
● Paliativa: melhoria na qualidade de vida e aumento da sobrevida do paciente.
Para obter todos os benefícios da quimioterapia, é importante seguir o cronograma de tratamento recomendado pelo médico.
Orientações para o dia de aplicação da quimioterapia ambulatorial
1. É importante ir acompanhado;
2. Alguns itens tais como celular com joguinhos, música ou livros podem fazer com que sua sessão seja um pouco mais confortável;
3. Se você for receber quimioterapia por injeção intravenosa, você terá que se submeter a um breve exame para checar seus sinais vitais (pressão sanguínea, pulso, frequência respiratória, temperatura). Seu peso e sua altura serão medidos para que você receba doses apropriadas de medicação, que são calculadas a partir desses dados. Uma pequena amostra do seu sangue será coletada e seu médico avaliará, por meio dela, sua condição antes da sessão quimioterápica (esse procedimento será feito a cada sessão). Após a avaliação médica a aplicação da quimioterapia pode ser liberada ou adiada, dependendo das condições clínicas do paciente no momento. Finalmente, caso liberada, um cateter intravenoso será inserido em uma veia do seu braço;
4. Na maioria das vezes o tratamento quimioterápico inclui medicações prévias para evitar alguns efeitos colaterais, tais como náuseas, inflamação ou reação alérgica. Essa medicação pode ser aplicada minutos, horas, ou mesmo dias antes do tratamento quimioterápico.