A psico-oncologia é uma especialidade da psicologia e da oncologia que busca compreender as dimensões psicológicas presentes no adoecimento por câncer. Seu foco principal é o auxílio na qualidade de vida, independentemente da fase de evolução da doença.
Com o aumento da incidência de câncer, o avanço das técnicas de tratamento e das taxas de sobrevivência, tornou-se cada vez mais importante a atenção aos aspectos psicológicos envolvidos nesse processo.
A confirmação do diagnóstico do câncer e da possível necessidade de tratamento pode ser muito difícil e desencadeadora de diversos sentimentos e emoções para o paciente e seus familiares.
Em geral, a descoberta da doença produz muita insegurança, já que a patologia ainda é repleta de estigmas e, na grande maioria das vezes, está associada a morte.
A nova realidade requer o apoio de uma equipe multidisciplinar competente e preparada. O papel da psico-oncologia é dar suporte emocional a esses pacientes, permitindo que exponham seus sentimentos e instrumentalizando-os a lidar com os desafios impostos pela doença.
Além de transformar a vida do paciente, o câncer afeta também a vida de seus familiares, que normalmente acabam muito envolvidos no tratamento. Cabe a esta mesma equipe manter um olhar cauteloso sobre a família, ajudando-a sempre que necessário.
O especialista em psico-oncologia está preparado para lidar e trabalhar com essas demandas e possui os conhecimentos necessários para ajudar essas pessoas a passarem por tal situação.
A experiência com o câncer pode ser dolorosa e desafiadora, por isso a psico-oncologia vem para minimizar os desafios, facilitando o tratamento, e cuidando da saúde mental dos indivíduos acometidos e de seus familiares.
O Enfrente- Instituto de Psico-oncologia realiza atendimentos, cursos e eventos presenciais na cidade de São Paulo e de forma online em todo o Brasil.
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira das 8:00 às 20:00