O Sistema Nervoso Central (SNC)

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A depender de qual célula ou tecido se originou um tumor no Sistema Nervoso Central (SNC) ou da região em que ele está localizado, o paciente pode apresentar diferentes sintomas ou alterações cognitivas, comportamentais, emocionais e/ou motoras. A localização do tumor está relacionada a sintomas apresentados antes do tratamento oncológico e também influencia nas possíveis sequelas após uma cirurgia, radioterapia ou radiocirurgia.

A partir do conhecimento sobre o funcionamento do SNC, o médico pode dar orientações ao paciente e, no caso do acompanhamento com o neuropsicólogo, este pode acompanhar seus avanços ao longo do tratamento e propor metas de reabilitação.

Entenda melhor o que é e como funciona o SNC

O sistema nervoso central (SNC) é a parte do nosso corpo que engloba a medula espinhal e o encéfalo. O encéfalo, por sua vez, é constituído por 3 partes principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico.

Apesar de toda sua complexidade e importância, o sistema nervoso central é composto apenas por 2 classes funcionais de células espalhadas por todo o encéfalo: os Neurônios e as células Gliais. Os neurônios são responsáveis pelo processamentos de informações: captam a informação de algum lugar, como outros neurônios, órgãos internos ou mundo externo, processam e conduzem a informação para outra região e a transmitem para outros neurônios, músculos ou glândulas do corpo. As células Gliais têm função de sustentação dos neurônios, estabilizando a forma e posição deles, além de outras funções específicas que auxiliam no melhor funcionamento dos neurônios e das funções cerebrais.

Cada região do encéfalo apresenta um papel importante em nossa cognição (processos mentais), comportamentos, emoções e motricidade (capacidade de movimentação voluntária e involuntária), porque determinados tipos de informações são processadas pelos neurônios em regiões específicas. Além disso, os neurônios também conectam as diferentes regiões entre si, possibilitando processos mentais complexos em cadeia. A figura abaixo mostra algumas das funções relacionadas a diferentes regiões do encéfalo.

Além dessas estruturas, o encéfalo e a medula espinhal são revestidos por uma camada protetora de um tecido chamado de Meninge, que envolve externamente todo o tecido encefálico e espinhal.

Inscreva-se para Novidades

semanalmente preparamos materiais que podem ajudar você.

Nosso Conteúdo