Luto no adoecimento por câncer

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O luto é um processo natural, que ocorre quando vivenciamos uma perda/rompimento de um vínculo afetivo significativo, sendo, portanto, inerente ao estar vivo.

Esse vínculo não se refere somente a perda de um ente querido, mas pode se referir também a perdas de experiências, papéis sociais ou a perdas decorrentes do processo de adoecimento.

Sabemos que o câncer tem impacto na vida da pessoa que adoece e também de seus familiares e entes queridos. O processo de luto se inicia quando algum sintoma pode ser observado como indicativo de uma doença grave ou no momento do recebimento do diagnóstico, uma vez que perdas já podem ser vivenciadas neste momento, como, por exemplo, das perspectivas de futuro. São comuns questionamentos (“como será a minha vida agora?”, “o que vai acontecer comigo?”), sentimentos de choque, insegurança, ansiedade e angústia.

O processo de luto ocorre também durante todo o tratamento, que pode ser longo e envolver diferentes perdas, de ordem física (mudanças de peso, queda de cabelo, procedimentos cirúrgicos), emocional (sentimentos de incerteza em relação ao futuro, culpa, irritabilidade), social (perda de identidade, isolamento), intelectual (confusão, desorganização, falta de concentração) e espiritual (questionamento de valores, raiva de Deus, perda ou aumento da fé).

Algumas reações podem ocorrer nesse processo:

Negação
Geralmente a primeira reação quando a pessoa se depara com o diagnóstico. São comuns sensações como choque e descrença, manifestadas por frases como: “não é possível”, “isso não está acontecendo comigo”. Isso não significa que quem está passando por isso não tenha compreendido o diagnóstico.

Revolta
Neste momento a pessoa enxerga a doença, gerando raiva e sentimento de injustiça.

Depressão
Sentimentos de desesperança, tristeza e impotência são comuns, assim como frases: “não vai dar certo”, “não adianta”.

Enfrentamento
A pessoa sentirá tristeza e raiva em alguns momentos, mas também existe abertura para sentimentos de alegria. O estado de ânimo é flexível e a pessoa se sente potente diante da situação vivida.

Se você ou alguém próximo está vivenciado alguma dessas reações, saiba que elas são naturais e esperadas, consideradas como fases, que não necessariamente ocorrem numa sequência rígida. Respeitá-las no lugar de confrontá-las auxilia em sua elaboração.

Inscreva-se para Novidades

semanalmente preparamos materiais que podem ajudar você.

Nosso Conteúdo