A Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) é uma escala de rastreio bastante utilizada atualmente em ambientes hospitalares que tem se mostrado um instrumento eficaz no rastreio de sintomas de ansiedade e depressão em pacientes oncológicos.
Esta escala é constituída de duas subescalas, sendo uma para ansiedade e outra para depressão. Cada subescala é composta por sete questões de múltipla escolha sobre sintomas depressivos e ansiosos. Para cada questão o paciente deve responder sobre a presença ou a frequência dos sintomas, existindo quatro possibilidades de resposta. A pontuação varia de 0 a 3 pontos para cada questão, dependendo da intensidade dos sintomas. Dessa forma, o escore total da HADS varia de 0 a 21 pontos para cada subescala.
A interpretação dos escores da HADS adota um referencial teórico de forma que: a pontuação entre 0 a 7 significa ausência de sintomas depressivos ou ansiosos; a pontuação entre 8 a 10 significa um possível caso de depressão ou ansiedade; e de 11 a 21 como um provável caso.
Apesar de a HADS ser considerada um instrumento eficaz na avaliação de sintomas depressivos em ambientes hospitalares, é uma medida de rastreio, sendo de extrema importância ser seguida de uma avaliação psicológica. Essa avaliação deve contemplar aspectos relacionados à antecedentes psiquiátricos pessoais e familiares, dependência química, manutenção de atividades da vida diária, humor, alteração de hábitos alimentares e do sono, motivação, relações sociais e familiares, assim como expectativas e planos para o futuro.