A cintilografia óssea é um exame utilizado para detectar metástases ou tumores ósseos, infecções ou inflamações dos ossos, doenças metabólicas dos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresse em atletas ou pessoas que praticam atividade física, entre outras afecções ósseas.
Trata-se de um exame de imagem de todo o esqueleto, obtido após a injeção venosa de uma substância radioativa que se concentra nos ossos, sobretudo nas células de maior atividade metabólica.
O paciente deve comparecer ao serviço especializado para receber a injeção venosa e logo após pode retornar para casa. Após 3 ou 4 horas (seguir instruções específicas de cada laboratório) o paciente deve voltar ao local do exame para continuidade. Esse intervalo é o tempo necessário para que a substância radioativa se difunda pelo organismo. Será solicitado ao paciente, então, que esvazie a bexiga e deite em uma maca para a captação de imagens através de um aparelho especializado. O exame costuma ter a duração de trinta a quarenta minutos.
A injeção do material radioativo é a única parte desconfortável desse exame. O material radioativo é eliminado pela urina e a quantidade de radioatividade utilizada é baixa, não oferecendo risco para você ou às pessoas próximas.
Quanto aos cuidados após a cintilografia óssea, o paciente deve permanecer afastado de gestantes e crianças de colo por pelo menos 24 horas, período necessário para que os níveis de radiação diminuam no organismo. Não há necessidade de afastamento do trabalho após o exame, salvo quando contato constante com gestantes e crianças de colo (trabalho em berçário, maternal, creche, etc.).