O grau de maturidade da criança, sua idade e nível de compreensão são pontos fundamentais a serem considerados no momento de se decidir sobre a forma e a quantidade de informações que lhe serão transmitidas. Alguns aspectos do desenvolvimento infantil podem ser definidos por idade e auxiliam a elucidar esses pontos.
Sabemos, no entanto, que as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes. Dessa forma, é preciso considerar as definições abaixo apenas como referência e fazer as adaptações necessárias para cada criança.
Até 2 anos de idade
A criança ainda não é capaz de compreender uma doença como o câncer. Entretanto, mesmo que não compreenda o significado exato das palavras, ela associará os acontecimentos a um sentimento de segurança, apoio e aceitação.
Quando uma criança não fala e/ou não compreende bem a linguagem, o agarrar, tocar, abraçar, chorar e se aproximar são quase que os únicos meios de ligação e comunicação disponíveis. Por esta razão, é muito importante estar atento a estes comportamentos, para poder atendê-la nos momentos em que ela estiver precisando de mais apoio, atenção e carinho.
De 3 a 7 anos
A criança já é capaz de compreender o que é doença. Ela vê o mundo sob um único ponto de vista: o dela mesma e, portanto, pensa que o mundo gira à sua volta. Assim, é muito importante que ela seja assegurada de que a doença não foi causada por algo que ela tenha feito, dito ou pensado. É preciso esclarecer que ela não é culpada pelo adoecimento de ninguém.
Até os 5 anos de idade, a criança não tem noção de temporalidade. Quando falar sobre um período de tempo, recorra a exemplos concretos. Pode-se usar recursos como brincadeiras e livros sobre o tema para auxiliá-los.
De 7 a 12 anos
A criança ainda está limitada às suas próprias experiências, mas já é capaz de entender as relações entre situações. Assim, ela pode definir doença como uma combinação de sintomas. Nesta fase, a criança está menos propensa a associar a doença a algo que possa ter feito de errado. No entanto, é sempre aconselhável deixar isso claro durante as conversas. A explicação sobre o câncer já pode ser mais detalhada, devendo, sempre, incluir situações com as quais ela já esteja familiarizada.
A partir de 12 anos
A criança já é capaz de entender a complexa relação entre os fatos. Seu entendimento não se limita às suas experiências, sendo-lhe possível compreender situações que ainda não tenha vivenciado. O câncer pode ser definido como uma doença em que algumas células do corpo multiplicam-se desordenadamente e mais rápido do que outras, comprometendo o funcionamento normal do organismo e que o objetivo do tratamento é destruir essas células e/ou impedir que continuem crescendo.